sexta-feira, 3 de abril de 2009

VOCÊ DARIA UM EMPREGO A VOCÊ?

Você daria um emprego a você mesmo? Pense nisso!!!
.
Considere seu currículo a chave para abrir a porta da empresa. Como as chaves, ele não abrirá as portas de todas as empresas, mas de uma delas. Alguns fatores como falta de afinidade entre o perfil do candidato e o perfil da empresa, disputa com outros candidatos mais qualificados, salário incompatível com o cargo pretendido, erros técnicos na sua elaboração, falta de capacitação para o cargo e falta de objetivos do candidato podem impedir essa abertura.

.
Se você imagina chamar a atenção do selecionador enviando um currículo fora dos padrões, saiba que o excesso de criatividade tem hora e lugar para ser demonstrado e este não é o momento. A apresentação do currículo não deve chamar mais atenção do que as informações nele contidas. Já vi coisas absurdas como currículos em forma de origami, enviados em papéis de cores fortes, escritos à mão, enviados em caixas embaladas para presentes.

.
Outro dia, recebi um CV com 75 folhas. Não houve erro de impressão, não! São 75 folhas. Você acha absurdo? Eu também achei e costumo citá-lo como exemplo de "currículo de peso", exemplo que não deve ser seguido. Mesmo o profissional com muitas realizações deve encontrar uma forma resumida de mencioná-las. Outros detalhes podem ser conversados durante a entrevista.
.
Lembre-se! O papel do currículo é abrir portas e não fechá-las.
Nessa etapa, vai ter maior destaque o candidato que despertar o interesse do selecionador, através da clareza de informações, do bom desempenho profissional, da capacidade de crescimento e do diferencial que lhe dará vantagem sobre os outros. Um gerente com domínio de inglês estará competindo com candidatos iguais a ele, mas se também domina o espanhol e a empresa exporta para países da América Latina, ele se sobressairá. Uma secretária bilíngüe ganhará pontos se tiver conhecimento da língua de origem da multinacional que a estiver contratando.
O processo de recrutamento
Antes de abordarmos os aspectos técnicos da
elaboração do currículo, quero mostrar como funciona o processo de seleção, para que alguns pontos sejam esclarecidos e fique mais fácil compreender o porquê de algumas regras.
.
Quando uma empresa recruta profissionais, normalmente ela tem pressa em selecionar o candidato ideal. E você pode estar disputando uma vaga com uma, dez ou trezentas pessoas em condições semelhantes às suas. A primeira preocupação da selecionadora é separar os CV em três categorias: potenciais, talvez e recusados.
.
Os primeiros serão convocados para a entrevista; enquanto os demais, dependendo da empresa, poderão receber uma carta agradecendo a participação e comunicando o preenchimento da vaga.
A falta de clareza, falha técnica na apresentação, omissão da idade e datas, e falta de qualificação são os principais fatores responsáveis pela eliminação nesta fase. Um currículo acompanhado de uma
carta de apresentação mostrando seus objetivos de forma clara e objetiva, pode ser uma chave eficaz para abrir a porta da empresa. Recomendo que a carta só deve ser enviada se for redigida corretamente.
.
Devido à quantidade de currículos recebidos, as selecionadoras precisam agir com rapidez e precisão, lendo e analisando as informações. Para facilitar o processo, foram criadas algumas técnicas e regras:
Não esqueça que a função do CV é "vender" sua imagem e destacar sua experiência profissional.
A primeira página é decisiva porque pode despertar o interesse da selecionadora ou não.
Deixe transparecer objetividade, positivismo e comunicabilidade.
A linguagem deve ser clara e objetiva. Revise o texto para evitar erros gramaticais e de acentuação.

.
Não mencione suas experiências na terceira pessoa (realizou, participou, coordenou, cumpriu). Utilize as palavras realização do projeto..., participação como líder..., coordenação do projeto..., cumprimento de metas... Procure mostrar os resultados positivos de suas atividades.
Destaque seus pontos fortes, como estabilidade, profunda experiência e liderança, sem exageros. Mantenha o equilíbrio e o bom-senso.
As informações devem ser verídicas, pois as empresas checam os . Mesmo assim, há pessoas que insistem em valorizar o CV alterando sobre formação acadêmica, antigos empregadores e realizações no trabalho.
Não use formulários prontos. São impessoais e demonstram pouca dedicação na elaboração de um trabalho tão importante.
Como preparar seu Currículo:
.
1 - Layout
formato do papel
tipo de letra
número de folhas
diagramação
apresentação
cópias
cor e gramatura do papel
.
2 - pessoais (deve ser colocado do lado direito do papel)
nome completo
estado civil
idade
endereço
telefone
.
3 - Objetivo profissional
Demonstra até aonde você pretende chegar em sua carreira. A experiência profissional deverá ser compatível com o cargo pretendido e coerentes com os cursos que deverão agregar qualificação.
cargo pretendido
.
4 - Escolaridade (nome completo da escola, ano de conclusão do curso e cidade)
formação acadêmica (pós-graduação e graduação)
colégio
.
5 - Idiomas
cite o grau de conhecimento: básico, intermediário, avançado
diplomas e certificados
cursos feitos fora do país
.
6 - Experiência profissional
período trabalhado
nome da empresa
local
função
atividades desenvolvidas
resultados
.
7 - Cursos
Destaque para os que possam agregar qualificação ao cargo pretendido.
.
8 - Aspectos gerais
atividades extracurriculares
Faça certo da primeira vez
Você verificou que a elaboração do currículo é fundamental para abrir a porta da empresa no processo de seleção. Embora exista uma ordem para a colocação das informações, na prática, o que conta é valorizar os que ressaltem a capacidade do profissional, sem esquecer jamais a sua realidade. Exagerar nas qualificações e supervalorizar habilidades com o objetivo de impressionar a selecionadora e conseguir uma vaga, não é uma boa solução. O importante é adequar seu currículo (currículo flexível) aos objetivos pessoais e às necessidades das empresas.
Em destaque
.
Um currículo é valorizado sempre que o candidato coloca as informações certas no lugar certo, dando o destaque que elas merecem. Esta lista apresenta algumas informações que fazem seu currículo se destacar.
.
1 - O nome de grandes organizações contribui para valorizar um currículo. Empresas multinacionais e empresas líderes de mercado são boas referências. Ter trabalhado como funcionário, realizado serviços temporários, feito estágio ou ter sido fornecedor de grandes empresas ajuda a destacá-lo dos demais.
.
2 - Executivos devem mencionar resultados, melhorias no setor e lucros que tenham conseguido.
.
3 - Ter coordenado atividades ou setores, ter participado da implantação de projetos, sistemas e programas, também é um diferencial.
.
4 - Cursos de aperfeiçoamento e cursos no exterior ajudam na qualificação do profissional.
.
5 - Trajetória profissional ascendente é um bom indicativo de dedicação e eficiência.
.
6 - A estabilidade pode demonstrar equilíbrio e segurança.


.
.
.
.
.
.
"Ninguém é insubstituível?"
.
.
Numa Sala de reunião de uma multinacional. O CEO nervoso fala com sua equipe de gestores, agita as mãos mostra gráficos e olhando nos olhos de cada um ameaça:- Ninguém é insubstituível!.
.

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio, os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça, ninguém ousa falar nada.De repente um braço se levanta e o CEO se prepara para triturar o atrevido:- Alguma pergunta?- Tenho sim. E Beethoven?- Como Beethoven? - O CEO, um tanto confuso encara o gestor.- O senhor disse que ninguém é insubstituível, quem substituiu Beethoven?Silêncio...Ouvi essa história esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que quando sai um é só encontrar outro para por no lugar.Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Dorival Caymmi? Garrincha? Michael Phelps? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Faria Lima? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso?
.
Os Rolling Stones?; Janis Joplin? Jimi Hendrix? Entre tantos outros!Todos esses talentos marcaram a História fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem - ou seja - fizeram seu talento brilhar. E, portanto são sim insubstituíveis.Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar "seus gaps".
.
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico. O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.

.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.Se você ainda está focado em "melhorar as fraquezas" de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo e Gisele Bündchen por ter nariz grande.E na sua gestão o mundo teria perdido todos esses talentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário