sexta-feira, 3 de abril de 2009

CURSO DE PHP

Introdução
O que é PHP?
PHP significa: Hypertext Preprocessor. Realmente, o produto foi originalmente chamado de “Personal Home Page Tools”; mas como se expandiu em escopo, um nome novo e mais apropriado foi escolhido por votação da comunidade. Você pode utilizar qualquer extensão que desejar para designar um arquivo PHP, mas os recomendados foram .php , .phtml. O PHP está atualmente na versão 4, chamado de PHP4 ou, simplesmente de PHP.
PHP é uma linguagem de criação de scripts embutida em HTML no servidor. Os produtos patenteados nesse nicho do mercado são as Active Server Pages da Microsoft, o Coldfusion da Allaire e as Java Server Pages da Sun. PHP é às vezes chamado de “o ASP de código-fonte aberto” porque sua funcionabilidade é tão semelhante ao produto/conceito, ou o que quer que seja, da Microsoft.
Exploraremos a criação de script no servidor, mais profundamente, nos próximos capítulos, mas, no momento, você pode pensar no PHP como uma coleção de supertags de HTML que permitem adicionar funções do servidor às suas páginas da Web. Por exemplo, você pode utilizar PHP para montar instantaneamente uma complexa página da Web ou desencadear um programa que automaticamente execute o débito no cartão de crédito quando um cliente realizar uma compra.
Falando estritamente, o PHP tem pouca relação com layout, eventos ou qualquer coisa relacionada à aparência de uma página da Web. De fato, a maior parte do que o PHP realiza é invisível para o usuário final. Alguém visualizando uma página de PHP não será capaz de dizer que não foi escrita em HTML, porque o resultado final do PHP é HTML.
O PHP é um módulo oficial do servidor http Apache, o líder do mercado de servidores Web livres que constitui aproximadamente 55 por cento da World Wide Web. Isso significa que o mecanismo de script do PHP pode ser construído no próprio servidor Web, tornando a manipulação de dados mais rápida. Assim como o servidor Apache, o PHP é compatível com várias plataformas, o que significa que ele executa em seu formato original em várias versões do UNIX e do Windows. Todos os projetos sob a égide da Apache Software Foundation – incluindo o PHP – são software de código-fonte aberto.
As várias versões do PHP foram aclamadas e premiadas nos últimos anos. O PHP3 foi o finalista em 1999 no LinuxWorld Editor´s Choice Awards (na categoria de biblioteca/ferramentas de programação) e ganhou o segundo lugar, perdendo só para o ColdFusion, em 1998 no Cnet Builder.com Product Awards (na categoria de melhor ferramenta de script de servidor – eles deram bastante importância ao IDE), ao passo que a combinação PHP3/MySQL ganhou prêmio de banco de dados do ano no Web98. Nada mau para um software sem relações públicas, sem publicidade e sem uma significativa exposição na mídia.

História do PHP
Rasmus Lerdorf – engenheiro de software, membro da equipe Apache e o homem misterioso do ano – é o criador e a força motriz original por trás do PHP. A primeira parte do PHP foi desenvolvida para utilização pessoal no final de 1994. Tratava-se de um wrapper de PerlCGI que o auxiliava a monitorar as pessoas que acessavam o seu site pessoal. No ano seguinte, ele montou um pacote chamado de Personal Home Page Tools (também conhecido como PHP Construction Kit) em resposta à demanda de usuários que por acaso ou por relatos falados depararam-se com o seu trabalho. A versão 2 foi logo lançada sob o título de PHP/FI e incluía o Form Interpreter, uma ferramenta para analisar sintaticamente consultas de SQL.
Em meados de 1997, o PHP estava sendo utilizado mundialmente em aproximadamente 50.000 sites. Obviamente estava se tornando muito grande para uma única pessoa administrar, mesmo para alguém concentrado e cheio de energia como Rasmus. Agora uma pequena equipe central de desenvolvimento mantinha o projeto sobre o modelo de “junta benevolente” do código-fonte aberto, com contribuições de desenvolvedores e usuários em todo o mundo. Zeev Suraski e Andi Gutmans, dois programadores israelenses que desenvolveram os analisadores de sintaxe PHP3 e PHP4, também generalizaram e estenderam seus trabalhos sob a rubrica de Zend.com (Zeev, Andi, Zend, entendeu?).
O quarto trimestre de 1998 iniciou um período de crescimento explosivo para o PHP, quando todas as tecnologias de código-fonte aberto ganharam uma publicidade intensa. Em outubro de 1998, de acordo com a melhor suposição, mais de 100.000 domínios únicos utilizavam PHP de alguma maneira. Um ano depois, o PHP quebrou a marca de um milhão de domínios. Enquanto escrevo esta apostila, o número explodiu para cerca de dois milhões de domínios.

O que pode ser feito com PHP?

Basicamente, qualquer coisa que pode ser feita por algum programa CGI pode ser feita também com PHP, como coletar dados de um formulário, gerar páginas dinamicamente ou enviar e receber cookies.
PHP também tem como uma das características mais importantes o suporte a um grande número de bancos de dados, como dBase, Interbase, mSQL, mySQL, Oracle, Sybase, PostgreSQL e vários outros. Construir uma página baseada em um banco de dados torna-se uma tarefa extremamente simples com PHP.
Além disso, PHP tem suporte a outros serviços através de protocolos como IMAP, SNMP, NNTP, POP3 e, logicamente, HTTP. Ainda é possível abrir sockets e interagir com outros protocolos.


EXERCÍCIOS DE PHP BASICO


1) Crie um programa em php para ler 2 números inteiros e dividir esses valores. O resultado deverá ser mostrado na tela.
$num1=4;
$num2=2;
$res=$num1/$num2;
echo( "$res")
?>


2) Fazer um programa em php que calcule a tabuada de qualquer número inteiro e mostrar na tela.
$num=2;
for ($i=0; $i<=10; $i++)
{
echo($i*$num);
echo("");
}
?>

3) Crie um programa em php que faça a leitura da primeira letra do sexo da pessoa. Quando digitado F = aparecer feminino e M = Masculino.
$sexo="M";
if($sexo=="F")
{
echo("Feminino");
}
else
{
echo("Masculino");
}
?>

4) Crie um programa em php que faça a leitura de 2 números inteiros. Se a opção escolhida for A = escreva o resultado da adição desses números, se for M = faça a multiplicação dos 2 números e apresente o resultado na tela.
$num1=10;
$num2=5;
$opcao="m";
if($opcao=="a")
{
$res1=$num1+$num2;
echo("o resultado da adição é: ");
echo("$res1");
}
else
{
$res1=$num1*$num2;
echo("o resultado da multiplicação é: ");
echo("$res1");
}
?>


5) Crie um programa em php que armazene dados em um vetor de 10 posições. Fazer a leitura desse vetor e fazer a soma deles.
$vet[1]=2;
$vet[2]=2;
$vet[3]=2;
$vet[4]=2;
$vet[5]=2;
$vet[6]=2;
$vet[7]=2;
$vet[8]=2;
$vet[9]=2;
$vet[10]=2;
$res= $vet[1]+$vet[2]+$vet[3]+$vet[4]+$vet[5]+$vet[6]+$vet[7]+$vet[8]+$vet[9]+$vet[10];
echo("$res");
?>


6) Fazer um programa em php que efetue as 4 operações básicas. Se a opção for A realizar a Adição de 2 números, se a opção S subtração, se a opção M multiplicação, se a opção D divisão.
$num1=10;
$num2=5;
$opcao="s";
if($opcao=="a")
{
$res=$num1+$num2;
echo("o resultado da adição é: ");
echo("$res");
}
else
if($opcao=="s")
{
$res=$num1-$num2;
echo("o resultado da subtração é: ");
echo("$res");
}
else
if($opcao=="m")
{
$res=$num1*$num2;
echo("o resultado da multiplicação é: ");
echo("$res");
}
else
if($opcao=="d")
{
$res=$num1/$num2;
echo("o resultado da divisão é: ");
echo("$res");
}
?>

7) Criar um programa que leia o nome e o sobrenome de uma pessoa e escreva as iniciais.

$nome="Marcio";
$sobrenome="Faria";
echo("A primeira letra do nome é: ");
echo $nome[0];
echo(" ");
echo("A primeira letra do sobrenome é: ");
echo $sobrenome[0];
?>


8) Fazer um programa em php que calcule o IMC (Índice de Massa Corporal), pela fórmula:
IMC=P/(ALTURA*ALTURA). Se o IMC for:

Se abaixo de 18,5
Escreva “Abaixo do Peso”
Se entre 18,5 e 24,9
Escreva “Peso Normal”
Se entre 25,0 e 29,9
Escreva “Sobre Peso”
Se entre 30,0 e 34,9
Escreva “Obesidade Grau I”
Se entre 35,0 e 39,9
Escreva “Obesidade Grau II”
Se acima de 40
Escreva “Obesidade Grau III”

$p=63;
$al=1.63;
$imc=($p/($al*$al));
if($imc<=18.5)
{
echo("abaixo do peso");
}
if(($imc>18.5)and($imc<=24.9))
{
echo("peso normal");
}
if(($imc>25.0)and($imc<=24.9))
{
echo("sobre peso");
}
if(($imc>30)and($imc<=34.9))
{
echo("obsidade grau1");
}
if(($imc>35)and($imc<=39.9))
{
echo("obsidade garu2");
}
if($imc>=40)
{
echo("obsidade gra3");
}
?>

9) Fazer um programa em php que faça a conversão automática das sesguintes medidas de comprimento usando a tabela abaixo:

1 polegada
25, 401 mm
1 polegada
2,5401 cm
1 pé
0,3048 metros
1 jarda
0,9144 metros
1 braça
1,8288 metros

$rol=2;
$pe=2;
$jar=2;
$brac=5;
{
echo($rol*25.401);
echo("
");
}
{
echo($pe*0.0144);
echo("
");
}
{
echo($brac*1.8288);
echo("
");
}
?>


.
.
.

Opção A
$OPCAO="A";
IF ($OPCAO =="A")
{
ECHO ("A");
}
ELSE
{
ECHO ("OUTRA OPCAO");
}
?>


Crie um programa que leia do 1 ao 10 = FOR

FOR ($I = 0; $I <= 10; $I++)
{
ECHO ($I);
ECHO (" ");
}
?>

Divisão
$NUM1=4;
$NUM2=2;
$RES=$NUM1/$NUM2;
ECHO ("$RES")
?>


IF
$NOME="MARCIO";
IF ($NOME!="LUIZ")
{
ECHO ("VERDADEIRO");
}
ELSE
{
ECHO ("FALSO");
}
?>



IF numero <
$VALOR=4;
IF ($VALOR <6)
{
ECHO ("VERDADEIRO");
}
ELSE
{
ECHO ("FALSO");
}
?>

Tabuada
$NUM =8;
FOR ($I=0;$I<=10;$I++)
{
ECHO ($I*$NUM);
ECHO (" ");
}
?>

Vetor
$RES[1]=6;
$RES[2]=6;
$RES[3]=6;
$RES[4]=6;
$RES[5]=6;
$RES[6]=6;
$RES[7]=6;
$RES[8]=6;
$RES[9]=6;
$RES[10]=6;
$RES=$RES[1]+$RES[2]+$RES[3]+$RES[4]+$RES[5]+$RES[6]+$RES[7]+$RES[8]+$RES[9]+$RES[10];
ECHO ("$RES ");
?>


Sexo
$OPCAO="F";
IF ($OPCAO =="M")
{
ECHO ("MASCULINO");
}
ELSE
{
ECHO ("FEMININO");
}
?>


IF <
$VALOR=4;
IF ($VALOR <10)
{
ECHO ("MENOR");
}
ELSE
{
ECHO ("MAIOR");
}
?>


Opção
$NUM1=10;
$NUM2=20;
$OPCAO="M";
IF($OPCAO =="A")
{
$RES1=$NUM1+$NUM2;
ECHO("O RESULTADO É");
ECHO("$RES1");
}
IF ($OPCAO =="M")
{
$RES1=$NUM1*$NUM2;
ECHO("O RESULTADO É");
ECHO ("$RES1");
}
?>

Horas


$agora = getdate();
$horas = $agora['hours'];
$minutos = $agora['minutes'];
$segundos = $agora['seconds'];

if ($horas>=6 && horas<12)
{
echo("Bom dia
");
echo("Agora são $horas:$minutos:$segundos")
}

if ($horas>=12 && horas<19)
{
echo("Boa tarde
");
echo("Agora são $horas:$minutos:$segundos")
}

if ($horas>=19 && horas<24)
{
echo("Boa noite
");
echo("Agora são $horas:$minutos:$segundos")
}

if ($horas>=0 && horas<6)
{
echo("Boa noite
");
echo("Agora são $horas:$minutos:$segundos")
}

?>

Nenhum comentário:

Postar um comentário