quinta-feira, 2 de abril de 2009

REDES

Conceitos Básicos

O ponto chave da tecnologia dominante neste século tem sido a aquisição, o processamento e a distribuição da informação. Instalação de redes telefônicas de alcance mundial. Invenção do rádio e televisão. Nascimento e o contínuo crescimento da indústria de computadores. Lançamento de satélites de comunicação. Nos dias atuais as áreas descritas acima estão convergindo rapidamente e as diferenças entre coleta, transporte, armazenamento e processamento de informação desaparecem rapidamente.

Durante as duas primeiras décadas de sua existência, os sistemas computacionais eram altamente localizados (normalmente dentro de uma grande sala) - o Centro de Computação.
Este modelo apresenta dois problemas:

1. O conceito de um único e grande computador fazendo todo o trabalho
2. A idéia dos usuários trazerem o trabalho ao computador, ao invés de levar o computador ao usuário

Este modelo arcaico está sendo rapidamente trocado por sistemas em que um grande número de computadores separados, mas interconectados , fazem a tarefa. É o que chamamos de Rede de Computadores. Redes de Computadores: uma coleção de computadores autônomos interconectados.

Redes de Computadores: É a interligação de micros e periféricos , para permitir a troca de informações entre os micros e seus usuários, de forma que periféricos possam ser compartilhados por mais de um micro. Uma rede de computadores consiste em dois , ou mais , computadores conectados um ao outro por um cabo - meio físico de transmissão - para que possam compartilhar dados e periféricos.


A Utilização das Redes de Computadores

Objetivos:

1. Fazer todos os programas, dados e outros recursos disponíveis a todos, sem se considerar a localização física do recurso e do usuário.

2. Barateamento de processamento.
Até 1970, computadores eram muito caros se comparados aos custos de comunicação. Atualmente, a situação se inverte: é mais barato colocar vários computadores para análise local de dados com transmissão eventual destes dados.

3. Fornecer um meio de comunicação eficiente entre pessoas trabalhando distantes umas das outras.

4. Adicionalmente pequenos computadores tem uma taxa preço/performance muito melhor que os mainframes. Os mainframes são mais ou menos 10 vezes mais rápidos que os micro-computadores, mas são mais ou menos 1000 vezes mais caros.


Vantagens de uma Rede de Computadores

· Comunicação e Intercâmbio de informações entre usuários
· Racionalização do uso de periféricos
· Acesso rápido a informações
· Compartilhamento de recursos em geral
· Comunicação interna e troca de mensagens entre processos
· Flexibilidade de Expansão
· Custo desempenho baixo p/ soluções que exigem muito recurso
· Interação entre os diversos usuários dos diversos setores da empresa
· Redução ou eliminação de redundância de armazenamento
· Controle da utilização e proteção no acesso de arquivos
· Economia em programas


Desvantagens de uma Rede de Computadores

· Custo a curto prazo pode ser maior
· Treinamento para usuários
· Maior dependência de sistemas
· Usuários perdem a “ privacidade “
· Perda de performance com o aumento das máquinas

Estrutura de Redes

Em qualquer rede existe uma coleção de máquinas que podem rodar programas aplicativos. Chamaremos estas máquinas de hosts.
Os hosts são conectados pela subnet.

A tarefa da subnet é carregar mensagens de hosts para hosts.

Separando-se os aspectos de uma comunicação (a subnet) dos aspectos aplicativos (os hosts), o projeto da rede fica simplificado.

Subnet:
Elementos chaveados: computadores especializados
Linhas de transmissão: circuitos ou canais.

Internet discada tem um fator irritante que é ter a velocidade de 50 Kbps e você utiliza a internet discada todos os dias da semana a partir das 24:00 pm até 6:00 am e em finais de semana, sendo que aos sábado apartir das 14 horas pm e aos domingos o dia todo e se estiver usando a internet ele ocupa a linha telefonica.

Banda larga é o nome usado para definir qualquer conexão à internet acima da velocidade padrão dos modems analógicos (56 Kbps).Com o ADSL você está permanentemente conectado à internet e com o telefone sempre desocupado, com um serviço que permite aplicações em banda larga
Wireless o nome wireless vem do inglês, significando "sem fio" (wire=fio, less=sem). A tecnologia wireless (sem fios) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos.

Rede local (LAN)
Uma "Local Area Network" caracteriza-se por ocupar uma área limitada, no máximo um edifício, ou alguns edifícios próximos, muitas vezes limitam-se a apenas um piso de um edifício, um conjunto de salas, ou até uma única sala.

Rede local sem fios (WLAN)
Recentemente tem crescido a utilização de redes locais sem fios, conhecidas com WLAN ("Wireless Local Area Network"). Além de serem adequadas a situações em que é necessário mobilidade (ex.: posto montado num veiculo que circula num armazém, ou portátil que circula nas mãos de um operador de "hipermercado"), são flexíveis e da fácil instalação. Embora os equipamentos sejam mais caros do que para uma LAN tradicional e redução significativa dos custos de instalação é muitas vezes compensatória.

Rede metropolitana (MAN)
Uma "Metropolitan Area Network" é basicamente uma WAN, cuja dimensão é reduzida, geralmente também assegura a interligação de redes locais. A área abrangida corresponde no máximo a uma cidade. São usadas por exemplo para interligar vários edifíicos afins dispersos numa cidade. Os únicos casos em que é possível realizar interligações através de espaços públicos é usando micro-ondas rádio ou laser, mesmos nestes casos existem restrições quanto a potência de emissão.

Rede Pessoal (PAN)
O conceito de rede pessoal "Personal Area Network" está não só relacionado com a sua reduzida dimensão, mas com também com o fator de utilizar comunicação sem fios. O alcance limita-se a algumas dezenas de metros. Os débitos são relativamente baixos, na casa de 1 Mbps.

Rede Ethernet
As redes ethernet dominam claramente as redes locais, Embora actualmente as redes ethernet ainda utilizem "broadcast", a comutação é cada vez mais generalizada, entre outras limitações a utilização de "broadcast" limita fortemente o tamanho de uma rede "ethernet", por exemplo a 100 Mbps o comprimento máximo é de 210 metros. Na realidade as o Gigabit Ethernet apenas funciona em modo de comutação. Os meios físicos de transmissão mais usados são o cobre e a fibra óptica.

Rede Industrial
Estas redes utilizam técnicas próprias, neste ambiente um dos aspectos mais importante é a imunidade a interferências. São usadas em ambientes fabris, por exemplo para controle e automação. O protocolo MAP é usado neste tipo de redes para ambiente fabril e recorriam à técnica "token-passing" em barramento, atualmente esta tecnologia foi abandonada.

Rede de armazenamento (SAN)
As redes de armazenamento ("Storage Area Network") são usadas para ligações de muito curta distância (dentro de uma sala) entre servidores e dispositivos de armazenamento de massa. São redes de muito alto débito que recorrem a tecnologias distintas, como por exemplo "fiber-channel", ou mesmo barramentos SCSI.

Rede de cobre
Esta designação usa-se para as redes que utilizam fios condutores elétricos para transmitir os dados sob a forma de sinais elétricos. São ainda bastante comuns, mas devido a gerarem perturbações eletromagnéticas e serem muito afetadas por ruídos externos, cedem cada vez mais o lugar a redes de fibra óptica.

Rede de fibra óptica
Trata-se de redes que utilizam sinais luminosos para transmitir a informação através de fibras condutoras de luz. Comparativamente como as redes de cobre permitem uma capacidade (quantidade de dados por unidade de tempo).Devido à sua espessura são dificeis de manusear, mas permitem atingir distâncias até 70 Km com capacidades na ordem dos Giga Bytes por segundo. Além das redes que utilizam a luz através de fibras, também se podem usar ligações sem fios com luz, é o caso dos infravermelhos (alcance muito reduzido) e especialmente da luz laser.

Rede privada virtual (VPN)
As redes privadas virtuais utilizam uma rede pública, por exemplo a "internet" para estabelecer uma ligação de dados entre dois pontos, estes dados têm a particularidade de serem codificados (cifrados) de tal forma que apenas os dois intervenientes os conseguem compreender.Esta técnica pode ser usada para interligar redes distantes pertencentes a uma mesma organização, com baixa qualidade, mas com grandes vantagens econômicas
.


TOPOLOGIAS

Topologia Anel
Consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série, formando um circuito fechado (anel). O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores. É uma configuração em desuso.Redes em anel são capazes de transmitir e receber dados em qualquer direção.

Topologia Barramento
É uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.


Topologia Estrela
É nome de uma topologia de rede de computadores. Pode-se formar redes com topologia estrela interligando computadores através de hubs , switches ou qualquer outro concentrador/comutador.Diz-se que uma rede tem topologia estrela quando um computador se conecta a outro apenas através de um equipamento central concentrador, sem nenhuma ligação direta, nem através de outro computador.



CABOS

Par Trançado
Ele é um tipo de cabo no qual dois fios são entrançados um ao redor do outro para cancelar interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (linha cruzada ou, em inglês, crosstalk ) entre cabos vizinhos As principais vantagens de uso do cabo par trançado são: uma maior taxa de transferência de arquivos, baixo custo do cabo e baixo custo de manutenção de rede.As taxas usadas nas redes com o cabo par trançado são: 10 Mbps (Ethernet); 100 Mbps ( Fast Ethernet ); ou 1000 Mbps ( Gigabit Ethernet ).

2 tipos de par trançado:

• UNSHIELDED TWISTED PAIR ( UTP ) cabo par trançado sem blindagem muito comum em ambientes de telecomunicação e redes de computadores.

• SHIELDED TWISTED PAIR ( STP ) cabo par trançado circundado por uma blindagem, pode ser uma folha de metal, uma trança ou ambos ao mesmo tempo. A blindagem proporciona proteção adicional contra interferências eletromagnéticas fazendo-a útil para distribuição de sinais sensíveis.

T568A

• 1. Branco/verde
• 2. Verde
• 3. Branco/laranja
• 4. Azul
• 5. Branco/azul
• 6. Laranja
• 7.Branco/marrom
• 8. Marrom


Par Trançado - Cross- Over

Lado 1 Lado 2
1. Branco/verde 1.Branco/Laranja
2. Verde 2.Laranja
3. Branco/laranja 3.Branco/Verde
4. Azul 4.Azul
5. Branco/azul 5.Branco/Azul
6. Laranja 6.Verde
7.Branco/marrom 7.Branco/Marrom
8. Marrom 8.Marrom


Par Coaxial
O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial.O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem. Este meio permite transmissões até freqüências muito elevadas e isto para longas distâncias. A velocidade máxima de transmissão é de 10 Mbps. Foi utilizado até meados dos anos 90.


Fibra óptica
Fibra óptica é um filamento de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros. Mas a velocidade de transmissão total possível ainda não foi alcançada pelas tecnologias existentes. Como a luz se propaga no interior de um meio físico, sofrendo ainda o fenômeno de reflexão, ela não consegue alcançar a velocidade de propagação no vácuo, que é de 300.000 km/segundo, sendo esta velocidade diminuída consideravelmente.


Radio
Conexão a radio, a conexão não é só boa como é ótima... o problema é a instabilidade, basta chover que o telefone não para de tocar, um inferno. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra... se eu pudesse eu assinaria, a velocidade de download pode bater mais de 1Mbps, ai vai depender das regras do provedor e tudo mais, o preço é baixo e geralmente a taxa de instalação não eh muito cara. Vale a pena se vc for paciente!Ahhh... outro problema que pode atrapalhar bastante eh o fato de que não tera um IP real, isso pode atrapalhar bastante caso você queira montar um servidor ou jogar em rede.


Infravermelho
“O mundo agora é wireless”, “Apostamos na convergência de tecnologias”, “Vamos investir em redes sem fio”. Essas e outras frases povoaram – e continuam povoando – os discursos de empresários e gurus de tecnologia que, quando são questionados sobre os rumos dos investimentos de suas empresas ou do mercado, não hesitam em usar e abusar da famosa “convergência”. Empurrando a convergência – que é essencialmente a união de um série de tecnologias e um único dispositivo, preferencialmente móvel – estão as soluções de conexão sem fio como Wi-Fi, WLAN, Bluetooth, Wi-Max e infravermelho (esta uma espécie de avó, ou precursora das outras quatro).

Micro ondas
Pensando em oferecer aos seus clientes e amigos um meio de superar esta deficiência é que a NETFLASH, mais uma vez "sai à frente" lançando em Nova Friburgo, o acesso à Internet por microondas pelo sistema "Spread Spectrum", o que permite conexões em alta velocidade com absoluta confiabilidade, utilizando-se de ondas de rádio de alta frequência. Apenas para se ter uma idéia, equivale a se usar um hipotético MoDem de 400.000 bps!


Clientes e Servidores

• Servidor
– Fornece serviços, tais como :
• Espaço em disco
• Impressão
• Aplicações
• Acesso a arquivos
• Clientes
Solicita e obtém serviços de outros computadores

Placa de Rede

• Conexão com os terminais e a rede de computadores
• Conexão para todos os tipos de cabos
• Vários fabricantes
• Função Preparação dos dados e Controle do Fluxo de Informações
• Velocidade : 10 MB a 1 GB


Hub

• Aparelho utilizado para conectar segmentos de uma LAN
• Quando um pacote chega ele é enviado para todas as suas portes
• Recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal.
• Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.
• Possível ter várias portas, Geralmente, há aparelhos com 8, 16, 24 e 32 portas
• Possível adicionar um outro hub ao já existente
Velocidade é divida entre as “ portas “


Switches

Aparelho utilizado para conectar segmentos de uma LAN, porém são mais “inteligentes” que os HUBs. Quando um pacote chega ele é direcionado para a porte em que o pacote está direcionado
Os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino.
Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações.
Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina.
Velocidade não é divida entre as portas, cada máquina possui a mesma velocidade do equipamento.

Roteadores

l Dispositivo responsável pelo encaminhamento de pacotes de comunicação em uma rede ou entre redes.
l Muitos utilizados para conexões à internet nas empresas
l Sempre trabalham aos pares, como os modems
l 2 tipos de roteadores:
l Estáticos: este tipo é mais barato e é focado em escolher sempre o menor caminho para os dados, sem considerar se aquele caminho tem ou não congestionamento;
l Dinâmicos: este é mais sofisticado e considera se há ou não congestionamento na rede. Ele trabalha para fazer o caminho mais rápido, mesmo que seja o caminho mais longo.
Gateways

l Sistema de computador que conecta duas ou mais redes, permitindo a troca de dados entre elas.
l Ele é responsável pelo conversão de protocolos (TCP/IP, Netware, IPX, etc...)

Bridges ( Pontes )
l Conecta dois segmentos de rede.
l Sua finalidade é filtrar o tráfego em uma LAN e manter local o tráfego local e ainda permitir a conectividade com outros segmentos
l Mantêm registro dos endereços MAC em cada lado da bridge .



Firewall
l Mecanismo muito utilizado para aumentar a segurança de redes ligadas a Internet.
l Espécie de barreira de proteção
l Pode ser visto como um monitor de referências para uma redes.
l Seu objetivo garantir a integridade dos recursos ligados a ela.

l Todo o tráfego de dentro para fora da rede, e vice-versa, passa pelo firewall.
l Só o tráfego autorizado pela política de segurança pode atravessar o firewall.
l O firewall deve ser à prova de violações.

Classificação do Firewall

3 categorias:

Filtros de pacote - utilizam endereços IP de origem e de destino, e portas TCP para tomar decisões de controle de acesso.
O administrador elabora uma lista de máquinas e serviços que estão autorizados a transmitir dados nos possíveis sentidos de transmissão.

Gateways de circuitos - atua como intermediário de conexões TCP, funcionando como um proxy TCP .
Para estabelecer um circuito , o usuário de origem deve fazer uma solicitação ao gateway no firewall, passando como parâmetros a máquina e o serviço do destino

Gateways de aplicação - utilizam-se implementações especiais das aplicações, desenvolvidas especificamente p/ funcionar de forma segura.

Um Gateway FTP pode ser programado para limitar as operações de transferência de arquivos .


Gateways
Sistema de computador que conecta duas ou mais redes, permitindo a troca de dados entre elas. Para isso executa a conversão de protocolos (TCP/IP, Netware, IPX, SNA, etc...) e torna compatíveis diferentes velocidade de transmissão.

Modems

As linhas telefônicas normais não podem ser usadas diretamente para interconexão de dois computadores. Os sinais digitais são degradados drasticamente.
MODEM (MOdulator DEModulator) converte sinais digitais em analógicos.
"Portadora"("carrier") : um sinal de 1 a 2 KHz que é introduzido na linha. Sua amplitude, frequência ou fase podem ser modulados para se conseguir transmitir informações.

Sistemas Operacionais de Rede
Windows Nt Server ( Servidor )
Windows Nt Workstation ( Clients)
Windows 2000 Server ( Servidor )
Windows 2000 ( Clients)
Windows 2003 Server ( Servidor )
Unix ( Servidor )
Linux ( Servidor / Clients)
Novell ( Netware)

Backup
É a habilidade de copiar a imagem completa de um arquivo, diretório ou meio de armazenamento completo para um meio ou localização alternativos que podem ser diferentes ou não do original.
Armazenamento das mídias
Backup pode ser recuperado dali alguns anos
Tempo de vida das fitas, CD-ROM
Descartar fitas que apresentam problemas mais de uma vez
Localização fácil do local de armazenamento, boa identificação nas caixas
Lugar livres de possibilidades de roubo, vandalismo ou desastres ambien
tais

Rede Física
Corresponde a Topologias de Rede ( Barramento / Anel / Estrela )

Rede Lógica
É a visão que os usuários tem de uma rede independente de como os equipamentos estão interconectados . São conjuntos de recursos, tais como espaço em disco, impressoras e aplicativos.

Comutação
- Se refere a alocação dos recursos da rede para possibilitar a transmissão de dados pelos diversos dispositivos conectados.
- Em uma Lan, Man e Wan sempre existem recursos compartilhados

Tipos de Comutação
- Comutação de Circuitos
- Comutação de Mensagens
- Comutação de Pacotes

Comutação de Circuito
Quando um circuito dedicado é alocado para a comunicação entre duas entidades.

Fases
- Estabelecimento do circuito
- Transferência da informação
- Liberação do Circuito

Exemplo:
Sistema Telefônico
- Conexão
- Transferência da informação
- Liberação

PABX ( utiliza a comutação de circuitos)

Comutação de Mensagem
- Sempre que uma entidade deseja transmitir uma mensagem ela adiciona o endereço de destino a esta mensagem que será transmitida pela rede
- Em um determinado ponto , a mensagem pode encontrar um caminho ocupado pela transmissão de outra mensagem , neste caso ela é colocada no final da fila.
- No caso de congestionamento as mensagens são sempre aceitas.

Exemplo:
Correio Eletrônico

Comutação de pacotes
- Semelhante à comutação de mensagens
Tamanho da unidade de dados é limitado

- Mensagens com tamanho acima do limite são quebradas em “pacotes”

Exemplo:
Redes Ethernet

Redes sem Fios ( Wireless)
Conceito
Redes sem fio : transmissão de dados utilizando qualquer tipo de meio físico como transmissão por raios infravermelhos, laser, microondas e rádio.

Sistema ALOHA - Universidade do Havaí
Primeiro sistema de computadores a empregar a técnica de rádio difusão ao invés de cabos ponto a ponto.
Década de 70, linhas telefônicas disponíveis eram caras e pouco confiáveis. Necessidade de interligação de subredes da universidade espalhadas pelas ilhas, ao Centro de Computação principal.
Transmissão era feita a 9600bps.
Limitações como largura de banda e tecnologia de transmissão não permitiram que o projeto resultasse na utilização em massa das redes sem fio.
Pesquisa e desenvolvimento das primeiras redes sem fio no início dos anos 90:


· Miniaturização de componentes eletrônicos
· Comunicações pessoais sem fio

Redes LANs sem Fio
Utilizadas quando a interconexão física de computadores é difícil por acidentes geográficos ( montanhas, florestas, pântanos...) ou em prédios muito velhos.
Os sistemas sem fio, locais, podem integrar uma rede com fios para computadores portáteis (laptops, notebooks ou palmtops) dentro de uma sala ou edifício.

Padrão IEEE 802.11
O padrão IEEE 802.11 define as regras relativas à subcamada de Controle de Acesso ao Meio (MAC) e camada física (PHY). Da mesma forma as camadas superiores não percebem as particularidades da subcamada MAC e de seus possíveis níveis físicos.

Tipos de topologia
As redes sem fio 802.11podem apresentar-se fisicamente de dois modos: redes de Infra-estrutura e redes Ad Hoc.

Redes de Infra-estrutura
Elementos:estações móveis e pontos de acesso (PA).
Cada ponto de acesso é responsável pela conexão das estações móveis de uma área de cobertura com a rede fixa. O PA desempenha tarefas importantes na coordenação das estações móveis: aceita ou não a inserção de uma nova estação à rede, colhe estatísticas para melhor gerenciamento do canal e ajuda a definir quando uma estação deve ou não ser controlado por outro ponto de acesso.

Redes Ad Hoc
Caracterizam-se por não possuírem qualquer infra-estrutura de apoio à comunicação. São diversos equipamentos móveis confinadas em uma pequena área que estabelecem comunicação peer-to-peer por certo período de tempo.

Protocolos de Acesso ao Meio
DFWMAC ( Distributed Foundation Wireless Media Access Control)
PCF (Point Communication Function)
CSMA/CA - Carrier Sense Multiple Access Colision Avoidance

Redes WANs sem Fio
Os sistemas de comunicação sem fio de longa distância mais simples são os sistemas de recados. Estes sistemas podem transmitir números de telefone, seqüência de beeps, pequenos recados e até um jornal inteiro a um aparelho receptor móvel em qualquer lugar de sua grande área de atuação, mas não podem receber mensagens de volta pois são unidirecionais.


Tipos de redes WAN sem fio
Para que seja possível funcionar uma rede, é necessário haver comunicação nos dois sentidos. As três soluções em uso no momento são:
· Rede celular analógica com comutação de circuitos
· Rede de comutação de pacotes por rádio
Rede celular digital com comutação de pacotes.

Rede Celular com Comutação de Circuitos
As mais comuns redes bidirecionais utilizam a estrutura existente de telefonia celular.
A vantagem desse método é a grande disponibilidade dos sistemas celulares no mundo.
A conexão é feita através de um MODEM celular, que é conectado de um lado à porta serial do computador e pelo outro a um telefone celular.
A comunicação só é possível se o usuário estiver dentro de uma célula coberta pela estação base com a qual se comunica.
Após estabelecida a conexão com o usuário móvel, a estação base utiliza a rede telefônica (comutação de circuitos) para completar a conexão com a localidade desejada, seja essa localidade móvel ou não.
As redes celulares analógicas são orientadas a conexão. Isto gera alguns problemas:
Ao sair de uma célula e entrar em outra, é necessário que os sinais sejam transferidos confiavelmente entre elas.
Para transmissão de voz, isso não chega a ser um problema devido à grande redundância em tais sinais.
Para a transmissão de dados, qualquer lacuna pode provocar grande perda de dados e até o fechamento da conexão.

Rede de Comutação de Pacotes por Rádio
(Packet Radio Network - PRN) funcionam e utilizam o mesmo método de acesso que redes ALOHA.
A fonte divide a informação em pacotes e acrescenta um cabeçalho em cada um, que contém um endereço.
Em seguida, os pacotes são enviados através de um enlace de satélite e difundido à estações base na terra.
Cada estação móvel remota está conectada a uma estação base.
Se a estação destino estiver fora do ar, a estação base recebe seus pacotes e repassa assim que a estação remota retornar à área de serviços.
Garante excelente confiabilidade e velocidade aceitável. Nestes sistemas, o usuário paga pelo número de pacotes enviados e não pelo tempo utilizado.
Grande parte dos problemas das redes de comutação de circuitos podem ser resolvidos utilizando redes de comutação de pacotes.
As PRNs operam em um modo sem conexão e, também, são mais robustas que as redes de comutação de circuitos, porque têm implementados algoritmos mais seguros quando o usuário faz a movimentação de uma célula a outra.

Rede Celular Digital com Comutação de Pacotes
(Cellular Digital Packet Data - CDPD) aproveita a estrutura já existente da telefonia celular com a transmissão de pacotes. Deve se mostrar mais barato e mais disponível que os PRNs e mais confiáveis que as redes celulares analógicas. Rumo das Redes sem Fio Visto como uma parte da progressão da informática, os sistemas de computação sem fio representam o próximo passo lógico na separação do usuário dos ambientes computacionais. O usuário pode acessar os recursos do sistema (serviços, servidores, impressoras, etc.) a qualquer tempo, bastando estar localizado dentro dos limites de uma infra-estrutura de comunicações sem fio. Neste século, chamado ”O Século da Informação”, onde o acervo de informações, é o ponto-chave na posição das empresas frente ao mercado competitivo; a transmissão, atualização ou acesso aos dados corporativos a qualquer hora e de qualquer lugar, torna-se um diferencial importante para todas as empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário