quarta-feira, 1 de abril de 2009

VÍRUS

O que é Vírus?
Os vírus representam um dos maiores problemas para usuários de computador. Consistem em pequenos programas criados para causar algum dano ao computador infectado, seja apagando dados, seja capturando informações, seja alterando o funcionamento normal da máquina. Os usuários dos sistemas operacionais Windows são vítimas quase que exclusivas de vírus, já que os sistemas da Microsoft são largamente usados no mundo todo.


Como ele agem?
Para contaminarem os computadores, os vírus antigamente usavam disquetes ou arquivos infectados. Hoje, os vírus podem atingir em poucos minutos milhares de computadores em todo mundo. Isso tudo graças à Internet. O método de propagação mais comum é o uso de e-mails, onde o vírus usa um texto que tenta convencer o internauta a clicar no arquivo em anexo. É nesse anexo que se encontra o vírus. Os meios de convencimento são muitos e costumam ser bastante criativos. O e-mail (e até o campo assunto da mensagem) costuma ter textos que despertam a curiosidade do internauta.

Cavalo de Tróia
São um tipo de praga digital que, basicamente, permitem acesso remoto ao computador após a infecção. Os cavalos-de-tróia podem ter outras funcionalidades, como captura de dados do usuário e execução de instruções presentes em scripts. Entre tais instruções, podem haver ordens para apagar arquivos, destruir aplicativos, entre outros.
Quando um cavalo-de-tróia permite acesso ao computador, o que ocorre é que a praga passa a utilizar portas TCP e de alguma maneira informa a seu criador a "disponibilidade" daquele computador. Ainda, a praga pode se conectar a servidores e executar instruções que estejam disponíveis no momento do acesso.

Spywares
Apesar de não serem necessariamente vírus, estes três nomes também representam perigo. Spywares são programas que ficam "espionando" as atividades dos internautas ou capturam informações sobre eles. Para contaminar um computador, os spywares podem vir embutidos em softwares desconhecidos ou serem baixados automaticamente quando o internauta visita sites de conteúdo duvidoso.

Hijackers
Hijackers são programas ou scripts que "sequestram" navegadores de Internet, principalmente o Internet Explorer. Quando isso ocorre, o hijacker altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivírus, por exemplo).

Keyloggers
Os keyloggers são pequenos aplicativos que podem vir embutidos em vírus, spywares ou softwares suspeitos, destinados a capturar tudo o que é digitado no teclado. O objetivo principal, nestes casos, é capturar senhas.



SPAM
Quem nunca foi vitima de SPAM? SPAM são aquelas mensagens chatas de propagandas, que na maioria das vezes tentam te influenciar a acessar um determinado site, na grande maioria as mensagens vem também com imagens do tipo tentadoras, essas mensagens nunca vem sozinhas, pode ter certeza de que quando chega uma dessas, vai vir outra e outra e outra, até que você bloqueei o e-mail que esta enviando a mensagem ou o denuncie. Normalmente as mensagens de SPAM são enviadas em massa ou seja, pode ser varias mensagens para um só e-mail, ou pode ser a mesma mensagens para vários e-mails, isso é possível com o uso de programas específicos para SPAM.


Worm
Os worms (vermes) podem ser interpretados como um tipo de vírus mais inteligente que os demais. A principal diferença entre eles está na forma de propagação: os worms podem se propagar rapidamente para outros computadores, seja pela Internet, seja por meio de uma rede local. O worm pode capturar endereços de e-mail em arquivos do usuário, usar serviços de SMTP (sistema de envio de e-mails) próprios ou qualquer outro meio que permita a contaminação de computadores (normalmente milhares) em pouco tempo.

Atenção
Os spywares e os keyloggers podem ser identificados por programas anti-spywares. Porém, algumas destas pragas são tão perigosas que alguns antivírus podem ser preparados para identificá-las, como se fossem vírus. No caso de hijackers, muitas vezes é necessário usar uma ferramenta desenvolvida especialmente para combater aquela praga. Isso porque os hijackers podem se infiltrar no sistema operacional de uma forma que nem antivírus nem anti-spywares conseguem "pegar".

EXPLOITS
Os Exploits são programas de computadores como outros qualquer, que obviamente são feito por programadores, no exploit há uma porção de dados ou ma seqüência de comandos que tem como objetivo explorar as vulnerabilidades de um sistema, com o intuito de dar o controle do sistema para o Hacker, ou Cracker. Os Hackers desenvolvem exploits com a intenção de mostrar as vulnerabilidades de um determinado sistema para o administrador do mesmo, para que então essa vulnerabilidade possa ser corrigida. Já os Crackers fazem exploits com uma única intenção, que é de invadir o sistema para obter ganho próprio.

PHISHIN
Phishing é uma técnica que envolve “engenharia social” (quando uma pessoa tenta enganar e/ou adquirir informações pessoais usando somente a arte de enganar), os Phishers tentam adquirir minuciosamente dados confidenciais de usuários como: login, senhas, informações de cartão de créditos, etc, é como se eles pescassem informações. Para capturar essas informações os Phishers usam o nome de pessoas importantes e até entidades confiáveis.



NUKE
Nuke (bomba nuclear) é uma técnica de ataque que faz com que um computador se desconecte da internet ou até mesmo congele, fechando todos os programas e processos que estavam até então em execução, obrigando o usuário do computador reiniciar seu PC ou se conectar novamente a Internet, para um computador receber esse tipo de ataque basta ele estar com alguns bugs (vulnerabilidades) em determinadas portas e estar em rede seja ela internet ou particular.


Para efetuar esse tipo de ataque é preciso ter um programa que cumpra a tarefa, programa esse que não é difícil de ser achado, com o programa em mãos basta configurar-lo corretamente e nukar a vitima utilizando o endereço de IP da mesma.






Um comentário:

  1. tem abobrinha demais, fora a ignorancia demontrada, vai ser ignorante assim la na casa do chapeu.
    filho vai estudar informatica e ingles pra poder dar informações e aprender corretamente o que é informatica, seu burro

    ResponderExcluir