sábado, 18 de abril de 2009

O QUE É ?

O que é um Port?

Frequentemente vemos a palavra port como sinônimo para porta, entrada ou conector em equipamentos eletrônicos (tais como USB, MIDI, controller e outras), mas um novo significado emergiu ultimamente entre as desenvolvedoras de jogos e gamemaníacos ao redor do mundo todo.




O que é Vídeo Componente?

Ninguém quer saber de televisores antigos ou monitores com baixa qualidade de imagem, afinal, a tecnologia oferece modernas televisões de LCD e plasma, poderosos DVD Players e monitores capazes de fornecer uma imagem rica em detalhes e com cores e contrastes naturais.




O que é SSL?

Com o aumento do uso da Internet para fins comerciais, tornou-se imprescindível a criação de meios que possibilitem a comunicação entre duas pessoas, através da rede, em total segurança.




O que é um Power up?

Power up é um termo muito usado em jogos de videogame/computador para designar certos objetos (itens) encontrados pelo cenário, os quais ao serem coletados proporcionam, ao personagem que o pegou, uma vantagem dentro do jogo.




O que é WGA?

Windows Genuine Advantage. Este é o significado da sigla WGA. Traduzindo para o português podemos dizer que se trata das Vantagens do Windows Original.




Quem é Kevin Mitnick?

O termo Hacker originalmente remete aos estudiosos da informática e de sistemas eletrônicos que têm como objetivo alterá-los em algum aspecto, não necessariamente agindo de maneira criminosa ou visando prejudicar alguém.




O que é IP estático? E dinâmico?

Como você já deve saber, o IP é um número atribuído a qualquer computador que se conecte através de uma rede a outros computadores ou dispositivos.




O que é HDMI?

HDMI é um acrônimo para High-Definition Multimidia Interface (Interface Multimídia de Alta Definifição). É cada vez maior o desenvolvimento tecnológico no que concerne a transmissão de áudio e vídeo.




O que é V-Sync (Vertical Synchronization)

Praticamente todos os gamers que curtem seus jogos em computadores e adoram configurar as opções gráficas para obterem o máximo de qualidade e desempenho já se depararam com algo chamado V-Sync.




O que é API?

API é o acrônimo de Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos. Esta interface é o conjunto de padrões de programação que permite a construção de aplicativos e a sua utilização de maneira não tão evidente para os usuários.




O que é VGA?

Com certeza você já conhece o termo VGA, todavia não faz ideia do que ele representa. A sigla na verdade é utilizada para fazer referência ao conector de vídeo das placas gráficas.




O que é um Encapsulamento de circuitos integrados?

Um encapsulamento é basicamente uma proteção que envolve um circuito integrado. Sua principal função é garantir a conexão segura entre os circuitos e as placas físicas.




O que é DDR?

Atualmente, ao comprar qualquer memória existente mercado, além da questão do tamanho (em GB) , todos os pentes exibem a sigla DDR. Alguns exemplos são o DDR-400, DDR2-667, DDR3-1600, entre outros.




O que é XML?



XML, do inglês eXtensible Markup Language, é uma linguagem de marcação recomendada pela W3C para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, tais como textos, banco de dados ou desenhos vetoriais.








O que é barramento?

Praticamente todos os componentes de um computador, como processadores, memórias, placas de vídeo e diversos outros, são conectados à placa-mãe a partir do que chamamos de barramento.




O que é Troll?

Na gíria da internet, Troll caracteriza uma pessoa cuja intenção é provocar emocionalmente os membros de uma comunidade através de mensagens controversas ou irrelevantes.




O que é backbone?

Pouca gente sabe, mas se não fosse pelo backbone, provavelmente não teríamos acesso à Internet em nossas casas, empresas, nos shoppings e outros ambientes.




O que são versões Alfa, Beta, RC e Final?

A quantidade de programas e jogos disponíveis para download aqui no site é enorme. Para você ter noção, só para Windows são quase 40 mil opções de downloads e para o Linux, por exemplo, são mais de mil programas.




Você usa um programa para limpar o registro mas não sabe o que é isso? Aprenda

Sempre disponibilizamos no Baixaki programas para a limpeza do Registro do Windows. Muitas vezes, esses programas merecem destaque e até capa do site. O sucesso em número de downloads é grande, com muitos usuários recorrendo a essas ferramentas.




O que é HVD?

A evolução dos discos removíveis é impressionante, imagine que em pouco tempo o DVD, que desbancou o CD, já está sendo passado para trás pelo Blu Ray e pelo falecido HD-DVD.




O que é Hash?

Hash seria, de certa forma, uma cadeia de dados simplificada (a partir de uma sequência maior) que serve para facilitar buscas e comparações, auxiliando a obtenção de informações dentro delas de forma mais rápida.




O que é GSM?

O mercado de celulares passou por transformações drásticas na última década. Dos grandes e desconfortáveis telefones — tijolares — móveis que “apenas” faziam ou recebiam ligações, passamos por reduções tremendas de peso, implementação de telas coloridas, processadores mais poderosos e até mesmo versões super pequenas, que cabem na carteira, voltadas para os que preferem manter as coisas simples.




O que é Kernel?

O Kernel é um componente do Sistema Operacional, mas fica tão escondido que a maioria dos usuários domésticos sequer ouviu falar nele.




Multicore: realidade e tendência

A palavra multicore é utilizada para definir qualquer processador que tenha mais de um núcleo. Atualmente há vários processadores desse tipo no mercado, seja eles processadores de dois, três ou quatro núcleos.




O que é Virtualização?

Ao falar em virtualização, é inevitável que a maioria das pessoas a associem à ideia de vários sistemas operacionais rodando na mesma máquina.




Banda Larga via satélite

A internet evoluiu com grande velocidade, o que acarretou numa demanda excessiva de usuários e poucas linhas para atender a tantas pessoas. A princípio, nas grandes cidades tudo foi instalado como num piscar de olhos, mas em cidades mais distantes ou em áreas rurais a falta de cabos sempre foi um problema que impedia as pessoas de se conectarem ao mundo.




O que é Update?

Update é uma palavra inglesa que significa atualização, modernização, incrementar com informações recentes, trazer para o último estágio de tecnologia.




O que é DVI?

DVI, do inglês Digital Visual Interface é um padrão de interface de vídeo criado por um consórcio de indústrias conhecido como Digital Display Working Group (DDWG) com o intuito de aumentar o máximo possível a qualidade dos dispositivos de vídeo digitais como monitores de LCD e projetores digitais.




Drivers - Efetuando a comunicação entre hardware e software

Você já deve ter visto a palavra “driver” em muitos lugares, porém nunca soube o que eles realmente são, para que servem e qual a mágica deles.




O que é SuperFetch?

O Windows SuperFetch é um sistema de gerenciamento do Windows Vista que permite abrir os aplicativos mais rapidamente do que em computadores com o Windows XP.




O que é IPTV?

Com o advento da internet, o mundo da informação e do entretenimento se tornou – continua a se tornar – cada vez mais dinâmico e repleto de conteúdo.




Lógica booleana? Saiba um pouco mais sobre esta lógica e como ela funciona

Você já deve ter se perguntado como um computador, que trabalha apenas com números, consegue realizar tantas tarefas que antes eram executadas somente por seres humanos.




O que é e-Book?



Se você consegue estabelecer a diferença entre uma carta e um e-Mail, certamente sabe, por analogia, que livros e e-Books se encaixam no mesmo conceito.




O que é Código ASCII

ASCII é uma sigla para “American Standard Code for Information Interchange” (Código Padrão Norte-americado para Intercâmbio de Informações).




O que é Polygon Mesh?



Você já deve ter reparado em alguns vídeos de criação de jogos a presença de uma malha ou rede de pequenos polígonos, que em conjunto formam os personagens e cenários.




O IRC não morreu

Há cerca de 10 anos, um ligeiro comunicador instantâneo conseguiu atrair muitos usuários brasileiros, o mIRC. Ele tinha um aspecto rústico - que se assemelhava a computadores antigos -, muitos canais, muitos assuntos e muitas pessoas conversando.




Evolução das siglas: do MP3 ao MP9

A cada dia novidades surgem no mundo da tecnologia, pois sempre existirá algo novo a ser criado e pessoas dispostas a comprá-las. Nem sempre estas invenções agradam assim que são criadas, pois a novidade às vezes assusta, mas depois acabamos nos acostumando e o que era novo acaba entrando em nossas vidas e fazendo parte do cotidiano.




O que é ATTACHMENT?

A palavra em inglês “Attachment” significa “arquivo anexo”. Ele é um arquivo de computador enviado ou recebido via e-mail como parte de uma mensagem.




Fontes: Você dá a devida importância à sua?

Você já parou para pensar na fonte do seu computador? Se não, este pode ser um ótimo momento para você dar o devido valor a uma das peças mais importantes da sua máquina.




O que é VPN?

Uma Rede Particular Virtual (Virtual Private Network – VPN), como o próprio nome sugere, é uma forma de conectar dois computadores utilizando uma rede pública, como a Internet (a rede pública mais utilizada para este propósito).




O que é Chipset?



Um Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dos sinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras.




O que é Mashup?

Você já reparou que separar coisas nem sempre é uma boa idéia? Foi assim no Apartheid, com as Coreias, a Alemanha e isso também acontece com a Internet.




O que são jumpers?

As placas e demais componentes presente em um computador possuem centenas de circuitos, soldas, parafusos e peças pequenas que muitas vezes nem notamos, mas sem as quais o computador não funcionaria corretamente.




O que é Criptografia?

Desde a antigüidade o homem teve grande interesse em enviar mensagens protegidas por códigos. São inúmeros os relatos de criptografia entre os egípcios, gregos e romanos em técnicas tanto inteligentes quanto criativas que preveniam que a informação caísse em mãos erradas.




O que é ADSL?

A ADSL, ou“Asymmetric Digital Subscriber Line” (Linha Digital Assimétrica para Assinante), é um tipo de tecnologia que, usando uma linha telefônica comum, permite ao usuário transferir digitalmente dados em alta velocidade.




O que é Hub-Switch?

De forma rápida, o hub-switch pode ser definido como um “hub chique”, ou uma evolução do hub. Em termos de tecnologia e, dependendo do tipo de rede onde é usado, o hub-switch pode ser considerado mais avançado que o hub e menos que o switch.




O que é AGP?

Qualidade visual em games é uma exigência cada vez mais presente e básica. Isso proporciona jogos realistas e belos ambientes tridimensionais para serem apreciados pelos jogadores.




O que é Flipping?

Nos últimos anos a computação gráfica se desenvolveu a passos de gigante. Poucos anos atrás os gráficos dos jogos eram bastante “retos”, sequer passavam a impressão de realidade, já hoje em dia é possível ver animações em computação gráfica que caso você não esteja prestando atenção, pode acabar achando que é uma cena real passando na tela.




O que é SATA?

A sigla SATA designa a tecnologia atual de transferência de dados entre os dispositivos de armazenamento e drives com o computador. Há alguns anos atrás, o padrão para este tipo de transferência era o IDE, praticamente obsoleto nos componentes lançados atualmente.




O que é IMAX?

A idéia de “pegar um cineminha” vai mudar com a vinda dos cinemas IMAX ao Brasil. Esta nova tecnologia traz, além de uma tela muito maior que a convencional, som e imagem de altíssima definição.




O que é roteador?

Com o barateamento dos computadores, notebooks e produtos de informática, tornou-se comum a presença de dois, três ou até mais computadores em uma mesma casa.




O que é Podcast?

Podcast é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet criados pelos próprios usuários. Nestes arquivos, as pessoas disponibilizam listas e seleções de músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos, como política ou o capítulo da novela.




O que é Exploit?

Você pode manter seu vocabulário de acordo com todos os termos de informática, mas uma pequena falha pode ser a porta de entrada de um problema bem maior.




Z-buffering: o que é e como funciona

Olá, caros usuários. Hoje queremos explicar, principalmente para os gamers, o que é o termo Z-Buffering.Antes de mais nada, tente imaginar alguém que entra bem na sua frente quando você está vendo televisão.




O que é Script?

Se você possui um blog ou uma página na Internet já deve ter procurado formas de incrementá-los de tornar mais atrativo. Você também já deve ter deixado mensagens animadas ou imagens na página de recados do Orkut de alguém.




O que é Sandbox?

Todo usuário está preocupado com a segurança quando acessa a Internet, faz downloads, acessa emails e instala programas. Existem diversos mecanismos de seguranças que ajudam os usuários na prevenção de ataques de vírus e hackers.




O que é Upload?

Quando navegamos pela Internet, estamos fazendo download e upload praticamente o tempo todo. Download é um termo com o qual os usuários estão acostumados, pois o utilizam quase todos os dias, principalmente no Baixaki.




Quem é Bill Gates?

Bill Gates é, sem dúvida, um dos homens mais famosos do mundo, não só pela sua grande fortuna, acumulada em 58 bilhões de dólares, mas também por ser o responsável pela criação do SO Windows.




O que é Crash?

O mundo da informática é repleto de palavras específicas, neologismos produzidos para traduzir diretamente termos sem uma tradução realmente adequada.




Conheça todos os formatos de mídia óptica

Com a chegada dos equipamentos com capacidade para reproduzir vídeo em alta definição, foi necessário que um novo tipo de mídia óptica fosse inventado, pois quanto maior a definição de um vídeo, mais espaço ele consumirá, demandando discos com maior capacidade.




Livre-se de keyloggers sem dó nem piedade

Sabe aquela antiga frase “Cuidado onde pisa”?. Com a expansão da internet é possível modificá-la um pouco e dizer “Cuidado onde clica”.




O que são Cookies?

Atualmente, em muitos sites existentes na Internet, as configurações principais, como idioma e modo de exibição, são mantidas no navegador, mesmo depois de um tempo sem uso.




O que é laser?

Com certeza você já deve ter ouvido falar em raios lasers, principalmente se é fissurado em ficção científica ou em ciência.




O que são sprites?

Na época em que jogos em duas dimensões eram o máximo de que o hardware de um usuário padrão era capaz de exibir, todas as cenas de todos os jogos precisavam ser compostas através de diversas imagens bidimensionais posicionadas de tal modo que representavam o posicionamento específico de cada um dos elementos que compunham as cenas.




O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.




O que é Memória Virtual?

Antes de poder explicar o que é a memória virtual, é importante ao menos falar um pouco a respeito da memória RAM antes. A memória RAM é o local que o processador utiliza para armazenar tudo que estiver aberto em seu computador, como jogos e todo tipo de programas.




O que é touchpad?

Touchpad é uma área sensível ao toque presente na maioria dos eletrônicos portáteis lançados nos últimos tempos.




O que é Keylogger?

Keyloggers, que pode ser traduzido como registrador de teclado, são programas que capturam tudo o que é digitado em um computador. Estes programas podem ser usado tanto para fins legais quanto para ilícitos, o que passa a ser uma constante ameaça a quem usa a internet e esta exposto a fraudes virtuais.




O que é ISO?

ISO é um formato de arquivo que contém todas as informações sobre o conteúdo de um CD ou DVD, seja ele de áudio, vídeo ou dados.




O que é Cliente-Servidor?

A Internet é uma enorme rede de computadores interligados em escala mundial. A idéia de interligar computadores não é recente, pois na década de 60, nos Estados Unidos já havia a intenção de conectar computadores.




O que é Wireframe?

Wireframe é um desenho básico, como um esqueleto, que demonstra de forma direta a arquitetura de como o objeto (interface, página da internet, modelo, etc.




O que é proxy?

Proxy é o termo utilizado para definir os intermediários entre o usuário e seu servidor. E por isso desempenha a função de conexão do computador (local) à rede externa (Internet).




O que é Boot?

Muitos usuários sentem-se perdidos com alguns termos usados na informática. Boot é um destes termos que está na boca do povo, principalmente de técnicos em informática, mas que poucas pessoas sabem o que realmente significam.




Quem é Steve Jobs?

Pouco mais de dois parágrafos no site da Apple descrevem a figura de Steve Jobs, mas eles não fazem jus a todo impacto que Jobs proporcionou no mundo da informática desde que fundou a Apple em 1976.




O que são texturas?

Realismo é uma parte integral de diversos jogos modernos e, por outro lado, a ausência completa de realismo, para satisfazer estilos fantásticos, também é essencial para alguns títulos.




O que é Assinatura Digital?

Em tempos de desconfiança digital, o que garante que um documento ou arquivo é seguro? Esta é uma das perguntas que muitos usuários se fazem quanto à confiabilidade de arquivos da internet.




O que é memória RAM?
Por Equipe Baixaki
Memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa Random Access Memory, Memória de Acesso Aleatório, em inglês, e esta nomenclatura se deve ao fato de que o sistema acessa dados armazenados de maneira não-sequencial, ao contrário de outros tipos de memória.




O que é OpenID?

Segurança na internet é uma preocupação crescente para os internautas, que são vítimas de golpes cada vez mais complexos.




O que é Onboard?

Você já deve ter percebido que um computador é composto de inúmeras peças e que todas devem estar corretamente interligadas para que ele funcione perfeitamente.




O que é Flood?

Flood é um termo muito usado no mundo da computação para identificar um conjunto de ataques, que ocorrem nas diversas redes de computadores existentes, principalmente na Internet.




O que é pendrive?

Este pequeno dispositivo já é obrigatório no bolso de muitos, e alguns até não vivem mais sem ele, pelo fato de ser um acessório prático e fácil de usar, compatível com praticamente qualquer sistema.




O que é DNS?

A sigla DNS, do inglês Domain Name System, é uma espécie de sistema para a tradução de endereços de IP para nomes de domínios.




O que é Cooler?

Os computadores estão a cada dia mais eficientes, potentes e poderosos. Se compararmos as máquinas desenvolvidas há dez anos, são visíveis as diferenças entre as atuais e os dinossauros de uma década.




O que são redes Wi-Fi?

Com o avanço tecnológico, é cada vez mais comuns nos depararmos com a tecnologia de Internet sem fio nos mais variados locais, como bares, restaurantes e shoppings.




O que é Web Semântica?

Pode guardar a gramática, pois o assunto não tem nada em comum com língua portuguesa. Web Semântica é um novo conceito de internet que surge para mudar tudo o que conhecemos através da rede e a nossa interatividade com ela dentro dos próximos anos.




Como surgiu o bit?

Bit é a abreviação de Binary Digit (digito binário) e a menor unidade de informação de um computador. Um bit tem somente um valor (que pode ser 0 ou 1).




O que é Microblogging?

É engraçado como tudo atualmente está virando micro. Antigamente existiam computadores enormes, que chegavam a ocupar salas inteiras. À medida que se passaram os anos, de um gigante que só servia para realizar cálculos, os computadores viraram nossa principal ferramenta de trabalho e de contato com o mundo.




O que é Abandonware?

Abandonware, pela fusão de palavras, indica a expressão “abandoned software”, ou software abandonado, representando, desta forma, o grupo de programas e jogos de computador que já não são mais utilizados ou publicados por seus desenvolvedores.




O que é TCP/IP?

De uma forma simples, o TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados, uma espécie de comunicador que fornece o endereço e o nome e permite a localização do outro computador devido ao recebimento das mesmas informações, sendo usado para estabelecer esta relação tanto na internet quanto em uma intranet.




O que é Flickr?

O Flickr (um jogo de pronúncia com a palavra flicker, que tem vários significados, todos relacionados à luz e alguns de seus efeitos) surgiu no começo de 2004 como um serviço de armazenamento de imagens e comunidade online desenvolvido a partir das mesmas ferramentas utilizadas no jogo Game Neverending.




O que é Bloom?

Efeitos, filtros, texturas, e diversos outros detalhes compõem os jogos, porém há diversos termos que estão nas configurações dos games e nem sempre são bem explicados.




O que é pop-in?

Quem nunca jogou um game e conseguiu perceber que o cenário parecia atrasar para exibir elementos como árvores, carros, prédios e diversos outros objetos ou pessoas? Este tipo de defeito, que leva o nome de pop-in, sempre esteve presente nos jogos, principalmente quando os títulos em três dimensões passaram a fazer parte do mercado.




O que é DivX?

DivX é, de fato, o nome de uma desenvolvedora que batiza uma série de produtos e serviços para informática. Um desses produtos é o DivX Codec, que ficou muito popular pela sua alta capacidade de comprimir vídeos de longa duração em pedaços menores, mantendo um alto nível de qualidade.




O que é Cheater?

Cheater é um termo em inglês que se tornou gíria entre jogadores de jogos eletrônicos é usado para designar jogadores que se utilizam de cheats, códigos usados para se burlar o sistema de jogo e assim adquirir algum privilégio.




O que é World Wide Web?

World Wide Web, o famoso WWW, é um sistema de documentos dispostos na Internet que permitem o acesso às informações apresentadas no formato de hipertexto.




O que é Anisotropic?

É bem capaz que você já tenha visto essa palavra em muitos jogos, mas nunca tenha parado para pesquisar qual o real significado dela. O chamado “Anisotropic Filtering” (que em muitos jogos é abreviado para AF) é uma espécie de filtro responsável por deixar mais nítido as imagens tridimensionais em jogos e filmes.




O que é Cracker?

Não! Cracker não é aquela bolachinha salgada e saudável, muito pelo contrário, um cracker dificilmente trará algum benefício.




O que é Geek?

Sempre quando um computador ou um celular novo é lançado no mercado, assim como novos games, é muito comum já estarem aguardando na fila há dias antes de seu lançamento.




O que é Computação em Nuvens?

A computação nas nuvens, em inglês chamada de “cloud computing”, é uma tendência na internet do futuro. Mas você sabe o que significa essa expressão? Acredita-se que no futuro ninguém mais precisará instalar nenhum software em seu computador para desempenhar qualquer tipo de tarefa, desde edição de imagens e vídeos até a utilização de programas de escritório (Office), pois tudo isso será acessível através da internet.




O que é Ping?

PING,da sigla em inglês Packet Internet Network Grouper, é o tempo que uma informação demora para chegar a um destino e voltar ao seu computador ou o tempo decorrido apenas para chegar a um servidor, dependendo da funcionalidade a qual ele deve ser aplicado.









O que é a Lei de Moore?

A lei de Moore surgiu em 1965 através de um conceito estabelecido por Gordon Earl Moore. Tal lei dizia que o poder de processamento dos computadores (entenda computadores como a informática geral, não os computadores domésticos) dobraria a cada vinte e quatro meses.




USB 3.0: A nova geração do padrão USB

Tendo seu lançamento previsto para 2010, a terceira revisão do padrão USB promete revolucionar as conexões Plug and Play (traduzido literalmente como “ligue e use” e criada para que o computador reconhecesse automaticamente dispositivos conectados a ele).




Orkut, Rede Social e a mistura destes conceitos

Quando o Orkut virou mais que uma febre entre os brasileiros, o termo Rede Social começou a aparecer entre os freqüentadores do serviço. Porém, entre recados, álbuns, comunidades e tudo mais, o site se espalhou como uma ferramenta para falar de si mesmo ou para manter contatos.




O que é Adware?

Adware é um termo muito usado e que está na “boca do povo”. Mas afinal, o que significa? Adware (vem do inglês, ad = anuncio, software = programa) são programas que exibem propagandas e anúncios sem a autorização do usuário, tornando o computador mais lento e a conexão lenta.




O que é Quad Core?

A realidade é que após o surgimento dos processadores Dual Core, o avanço no desenvolvimento de tecnologias para CPUs (sigla para Central Processing Unit – em português: Unidade Central de Processamento) desandou.




O que é Quarentena?

Quem nunca se viu em dúvida sobre a saúde do seu PC? Assim como relacionamos com máquinas conceitos antes só usados para seres vivos, o fazemos também com computadores.




O que são feeds?

De tempos para cá a Internet vem se modificando e essas mudanças podem ser percebidas de algumas maneiras. A principal delas é a forma de relacionamento da Internet com o usuário, no qual a interação é a palavra-chave da rede mundial de computadores.




O que é Silverlight?

Na próxima vez que surgir em seu computador uma mensagem solicitando a instalação do Silverlight não há mais motivos para ficar em dúvida.




O que é BIOS?
Por Oliver Hautsch
A palavra BIOS — apesar das inúmeras piadas sobre o seu real significado — é um acrônimo para Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída.




O que é RPG?

A sigla RPG, oriunda da expressão em inglês “Role Playing Game”, define um estilo de jogo em que as pessoas interpretam seus personagens, criando narrativas, histórias e um enredo guiado por uma delas, que geralmente leva o nome de mestre do jogo.




O que são Máquinas Virtuais?

Máquinas virtuais são programas que funcionam a partir da emulação de outros programas e trabalham exatamente igual a uma outra máquina física.




O que é RAR?

RAR nada mais é do que um formato de arquivo, assim como o formato MP3, AVI, JPG, porém assim como estes exemplos, ele possui uma utilidade específica.




O que é Bit?



O termo Bit, que é proveniente das palavras dígito binário, ou “BInary digiT”, é a menor unidade de medida de transmissão de dados usada na computação e informática.




O que é 3G?

3G é uma tecnologia móvel que permite ao usuário navegar na internet em alta velocidade sem a utilização de fios. Pode ser usada através de um modem (para computadores e notebooks) ou por celulares.




O que é SPAM?

Spam é o nome dado para as mensagens eletrônicas, e-mails, recados no orkut ou mensagens no celular, que são enviadas aos usuários sem o seu consentimento.




O que é Software Livre?

Quando se fala em Software Livre o que você imagina? Um programa grátis? Sem bloqueios? Um programa de qualidade inferior? Se você pensou nestas hipóteses está de certa forma enganado, mas infelizmente você não é o único.




O que é GPS?

O GPS, ou Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e tem como função básica identificar a localização de um receptor que capte os sinais emitidos por seus satélites na superfície terrestre.




O que é MP3?

Você já deve ter ouvido falar que MP3 é a revolução musical da Internet. Mas alguém já explicou do que se trata exatamente? A sigla MP3 vem de MPEG Audio Layer-3, um formato de arquivo que permite ouvir músicas no computador com ótima qualidade.




O que é Bug?

Ninguém gostaria que não fosse verdade, mas todo mundo que utiliza computador ainda vai se deparar com um. Se não existem insetos dentro da sua máquina, por que é que se atribui a expressão bug no ramo da informática?Bug é quando a linguagem do computador entra em conflito e gera uma impossibilidade de continuar a execução de um programa.




O que é Hijack?

A navegação na internet com toda certeza já foi considerada muito mais insegura do que é hoje em dia. Apesar de ainda existirem muitos malwares, spywares e todos os seus parentes, não faltam programas que os combatam e também evitem que eles invadam nossos computadores.




O que é USB?

Uma USB, do inglês Universal Serial Bus, é uma tecnologia que tornou mais fácil a tarefa de conectar aparelhos e dispositivos periféricos ao computador (como teclados, mouse, modems, câmeras digitais) sem a necessidade de desligar/reiniciar o computador (“Plug and Play”) e com um formato diferenciado, universal, dispensando o uso de um tipo de conector específico para cada dispositivo.




O que é Plugin?

Ainda bem que existem os plugins, pois caso contrário, toda vez que precisássemos de um novo recurso teríamos que abrir mão do nosso software favorito e buscar por um programa inteiramente novo.




O que é Driver?

O Driver funciona como uma espécie de telefone que transmite as mensagens dos programas para a parte física do computador, para que quando você instale algo (como um jogo, por exemplo), ele possa funcionar corretamente.




O que é um Worm?

Um Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores.




O que é Phishing?

Na área da informática, o termo phishing (oriundo do inglês fishing, ou seja, pescaria) se refere a uma forma de captação de dados de forma fraudulenta.







O que é Dual Core?

Não há como falar em Dual Core sem falar em processador. O processador é a unidade central de processamento do computador, ou como muitos dizem: é o cérebro do computador.




O que é Pixel?

A palavra pixel é oriunda da junção dos termos picture e element, formando, ao pé da letra, a expressão elemento de imagem. Ao visualizarmos uma imagem com alto índice de aproximação ,é possível identificar pequenos quadrados coloridos nela, que, somados, formam o desenho completo.




O que é SSD?

Depois dos pendrives e cartões de memória, agora é a vez dos SSDs. Acrônimo de “Solid State Disks" (discos de estado sólido), SSD é um HD que utiliza chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos.




O que é Cache?

Basicamente, o termo cache pode ser compreendido como uma área de armazenamento onde dados ou processos freqüentemente utilizados são guardados para um acesso futuro mais rápido, poupando tempo e uso desnecessário do seu hardware.




O que é um Trojan?

O Cavalo de Tróia ou Trojan Horse é um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo.




O que é Macro?

O nome pode até parecer estranho, mas muita gente usa sem se dar conta do que se trata. Macros são definidos na programação como um padrão de entrada que é substituído por um novo padrão de saída.




O que é P2P?

P2P (do inglês peer-to-peer, que significa par-a-par) é um formato de rede de computadores em que a principal característica é descentralização das funções convencionais de rede, onde o computador de cada usuário conectado acaba por realizar funções de servidor e de cliente ao mesmo tempo.




O que é Web 2.0?

Quem usa a internet com freqüência percebeu significativas mudanças na maioria das páginas que visita. Há alguns anos, os sites estavam disponíveis como livros: as pessoas acessavam, liam e viam o que era de interesse e fechavam.




O que é Touch Screen?

Touch Screen (também conhecido no Brasil como tela sensível ao toque) é um tipo de tela presente em diferentes equipamentos, sensível a toque e que por isso dispensa o uso de equipamentos como teclados e mouses.




O que é Blu-Ray?

Primeiro eram os disquetes que mudavam de formato, depois surgiram os CD´s e por último os DVD´s, qual será o futuro do armazenamento de dados? Após uma longa batalha contra o HD-DVD (DVD de alta definição), surge o vencedor que vai guardar seus dados dentro de pouco tempo: o Blu Ray.




O que é Torrent?

A onda já não é tão nova, mas a certeza é de que ela não irá passar tão cedo. Os downloads através de torrents trazem benefícios tanto para os usuários como para desenvolvedores e fornecedores.




O que é Bluetooth?

Bluetooth é o nome dado à tecnologia de comunicação sem fio de que permite transmissão de dados e arquivos de maneira rápida e segura através de aparelhos de telefone celular, notebooks, câmeras digitais, consoles de videogame digitais, impressoras, teclados, mouses e até fones de ouvido, entre outros equipamentos.




O que é Spyware?

Muito se fala sobre os famigerados spywares. Instalamos programas, ferramentas e todo o tipo de aplicativo que possa proteger nossos computadores destes “malfeitores”.




OpenSocial: um novo conceito em Orkut

Desde 2004, a forma como os usuários da internet navegam e se relacionam com seus amigos pela rede, mudou. E isso se deu mais especificamente em 24 de janeiro de 2004, com a criação da rede social chamada Orkut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário